Quem somos

Ninguém cresce sozinho. Ninguém se faz sozinho. Tornar-se filho, pai e mãe é mais do que ter um papel na família. Ser filho, pai e mãe é uma construção mútua e uma reconstrução diária. Somos filhos porque temos pais. Somos pais porque temos filhos. Nos viramos como podemos com nossos instintos, intuições, conhecimentos, heranças genéticas, psíquicas e culturais. Nos deparamos com medos, dúvidas, acertos, sentimentos, nossos e dos outros. Ficamos frente a frente com a vida e seus desafios.

Entre tantos desafios, destacamos a tarefa de ser pai/mãe e educar uma criança. Muito embora as questões que envolvem a parentalidade e a educação de crianças sejam permeadas por aspectos singulares, há muitas questões comuns à grande maioria, o que torna possível discuti-las no espaço público, interativo e sem fronteiras da internet. O Ninguém cresce sozinho, idealizado pelas psicólogas Patrícia L. Paione Grinfeld e Veronica Esteves de Carvalho, oferece às famílias, e a todos aqueles que lidam com crianças, subsídios para refletir sobre questões enfrentadas no infindável, complexo e dinâmico processo de tornar-se pai/mãe e educar uma criança, da gestação aos 6 anos de idade.

Além das reflexões promovidas no mundo virtual, o Ninguém cresce sozinho oferece, através de uma rede de profissionais, dispositivos grupais e individuais que auxiliam mulheres e homens a trilharem o próprio caminho diante da maternidade, paternidade e educação das crianças pelas quais são responsáveis.

Confira aqui os serviços que oferecemos e conheça abaixo os profissionais que compõem nossa rede.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Beatriz Basile de Castro Kesselring é enfermeira obstetra (COREN 25.701) e consultora em amamentação. Graduada pela PUC-Campinas  em 1983, é especialista em Enfermagem Obstétrica e Obstetrícia Social  pela Unifesp,  em Saúde Pública pela USP e mestre pela Escola de Enfermagem da USP. É idealizadora e coordenadora do Núcleo Cuidar.

Patrícia L. Paione Grinfeld é psicóloga (CRP 06/50829) formada pela PUC/SP em 1996, trabalhou com a clínica das psicoses nos primeiros anos de sua carreira. Em 2006, com o primeiro filho, passou a viver integralmente a função de mãe. Em 2008, nasceu sua filha. Em 2009, descobriu a blogosfera, ainda não tão grande como hoje, onde pode juntar a paixão por escrever às reflexões sobre as divertidas, desafiadoras, difíceis, e muitas vezes solitárias, experiências de ser 2x mãe. Cada vez mais encantada pelo mundo materno e infantil, em 2012 idealizou o blog Ninguém cresce sozinho. Atende em seu consultório, no bairro de Perdizes (São Paulo), adultos, gestantes, casais e famílias. É psicóloga no Núcleo Cuidar, técnica do programa Palavra de Bebê do Instituto Fazendo História e colaboradora do Movimento Infância Livre de Consumismo. Em 2014 foi auxiliar voluntária do Aprimoramento Clínico Institucional em Terapia de Casal e Família da Clínica da PUC/SP e em 2015 iniciou especialização em Psicologia Perinatal e Parental pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal.

Roberta Alencar é psicóloga (CRP 06/84832) formada pela PUC/SP e psicanalista. Atende em consultório no bairro de Pinheiros (São Paulo) crianças, adultos, gestantes e famílias. É especialista em Psicologia da Infância pela UNIFESP. Fez aprimoramento no Projeto Espaço Palavra (PUC/SP) – atendimento clínico ao autismo e à psicose, da primeira infância à idade adulta e foi membro do grupo de pesquisa Detecção Precoce de Psicopatologias Graves na mesma instituição. Atuou como acompanhante terapêutica por alguns anos. Compõe a equipe multiprofissional do Núcleo Cuidar. No Instituto Fazendo História é coordenadora do Programa Palavra de Bebê e compõe a equipe do Programa de Formação Profissional. Cursa Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae e especialização em Psicologia Perinatal e Parental pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal. É co-autora do livro Entre o singular e o coletivo: o acolhimento de bebês em abrigos.

Veronica Esteves de Carvalho é psicóloga (CRP 06/50929-7) graduada pela PUC-SP (1996) e especializada em Logoterapia (2006). Com 18 anos de experiência em psicoterapia para crianças, adultos e orientação a pais, atende em seu consultório, no bairro do Jardins (São Paulo). Durante alguns anos de sua profissão foi responsável por projetos vinculados à educação e psicoprofilaxia. Criou, implantou e capacitou educadores, nos projetos: (1) A importância do brincar; (2) O Brinquedo na Educação Pré-escolar e (3) “Biblioteca Viva” em parceria com a Fundação Abrinq. Neste período ministrou palestras para pais e educadores. Participou da construção do grupo transdisciplinar para primagestas, pertencente à USP-SP. Em 2012, foi cativada a escrever sobre questões que apareciam no dia a dia de seu trabalho sobre parentalidade, criando junto com Patrícia L. Paione Grinfeld, o Ninguém cresce sozinho.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Contato: ninguemcrescesozinho@hotmail.com.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………

24 Responses to Quem somos

  1. Conceição disse:

    Gostei muito pois trabalho com criança e a maioria dos pais não vêem que eles são o estopim do comportamento de seus filhos, obrigado.

  2. Charpillon Bastos disse:

    Gostaria de saber que orientação teórica seguem, pré-científica ou científica? Obrigada.

    • Veronica Esteves de Carvalho disse:

      Charpillon,

      Somos psicólogas formadas pela PUC –SP (1996). Trabalhamos em consultório realizando atendimento à criança, pais e família em conjunto, além de estarmos atuando em conjunto às instituições educacionais de forma geral.

      Nosso curriculum está disponível neste blog.

      • Charpillon disse:

        Só perguntei a orientação teórica.

      • Charpillon disse:

        Procurei o currículo que citou e não encontrei. Em “quem somos” no link dos nomes, segue para os artigos escritos.

        • Veronica Esteves de Carvalho disse:

          Veronica Esteves de Carvalho (CRP 06/50929-7) graduada pela PUC-SP (1996) e especializada em Logoterapia (2006). Psicóloga clínica com 17 anos de experiência em psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos e orientação à pais. Responsável por projetos vinculados à educação e psicoprofilaxia.

  3. Angelita disse:

    Amei esse espaço. Parabéns a todas…. Abraços.

  4. lita disse:

    Todas estão de parabéns! Esse espaço é maravilhoso e os artigos bastante esclarecedores. Abraços.

  5. Pingback: Esperas, encontros e despedidas | Ninguém cresce sozinho

  6. EMERSON MARÇAL disse:

    PARABÉNS PELA INICIATIVA TÃO LOUVÁVEL NOS DIAS DE HOJE E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA TODOS, PRINCIPALMENTE PARA OS PAIS QUE, COMO EU, TEMOS UM GRANDE DESAFIO DE EDUCAR NOSSOS FILHOS NA ATUALIDADE… LI EM UM DE SEUS COMENTÁRIOS, SALVO ENGANO QUE, “NOSSOS FILHOS TEM QUE SER LIVRES E NÃO LIBERAIS”. COMUNGO DESSE PENSAMENTO E PROCURO PÔ-LO EM PRÁTICA TODOS OS DIAS… MAIS UMA VEZ, PARABÉNS, SEREI, COM CERTEZA, LEITOR ASSÍDUO DOS ASSUNTOS TRATADOS NESSE PRECIOSO SITE…

    • Veronica Esteves de Carvalho disse:

      Emerson, esperamos que possa aproveitar o conteúdo deste blog. Caso tenha algum tema que queira sugerir ou pergunta a fazer, conte conosco. Você pode enviar suas sugestões, questões e dúvidas por e mail também: ninguemcrescesozinho@hotmail.com .

  7. Angela Scarparo disse:

    não só do post…mas do site….estou encantada….. queria que TODOS soubessem da existência de tamanha fonte de informação!!!

  8. Fernanda Jabur disse:

    Oi Patricia, adorei conhecer esse pedacinho de conhecimento que oferece. Que trabalho legal!
    Acompanharei sempre!
    Um beijo,
    Fernanda( mae da Maria Fernanda do Vera)

  9. Mariana Malvezzi disse:

    Meninas, adorei a nova empreitada das duas. Acompanharei o blog como referência para a Mariana-Mãe e para o João-Filho. Beijos e Boa Sorte! Mariana Malvezzi

  10. Sergio Prando disse:

    Muito boa sua iniciativa Verônica, muito bom o conteúdo e boa sorte nesta nova empreitada!

  11. Ana Lucia Gonçalves disse:

    Parabéns pela iniciativa. Não é todo dia que podemos aprender com profissionais experientes sem ter que ir ao consultório – portanto sem passar pelo problema!! Abs. Ana Lúcia

O que você achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 535 outros seguidores